8 mulheres que vão te inspirar

Dia 08 de março, dia internacional da mulher. Confira nossa seleção de filmes e livros sobre mulheres que fizeram história e hoje tem suas vidas narradas que servem como inspiração

Filme – Olga

Em Berlim, início do século XX, Olga Benário é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

Livro – Sobrevivi para contar

Imagem relacionada

Em Sobrevivi para Contar, escrito em forma de depoimento ao jornalista Steve Erwin, Immaculée conta, sobretudo, como conseguiu sobreviver emocionalmente ao massacre de sua família, cujos detalhes inacreditáveis ela também revela em sua narrativa de surpreendente final feliz. Salva pelas forças da ONU com a ajuda de soldados tútsi da FPR (Força Patriótica de Ruanda), Immaculée emigrou para os Estados Unidos, onde passou a trabalhar para as Nações Unidas, em Nova York, casou-se e reconstruiu a vida. Atualmente, direciona seus esforços à organização que criou para amparar sobreviventes de guerras e genocídios.

Filme – Uma equipe muito especial

Durante a II Guerra Mundial, os jogadores de baseball profissional são convocados para defender o seu país, restando aos grandes magnatas do esporte, montar uma liga feminina, a All-American Girls’ Professional Baseball League.

Para montar um time, são procuradas garotas de diversas partes do país para jogar em Chicago, no entanto essas garotas terão que enfrentar o preconceito vindo dos padrões de belezas exigidos pelos homens, pois para integrar a liga, não basta saber jogar, é preciso também ser um rostinho bonito.

O esporte poderá mudar a vida dessas mulheres e dar uma segunda chance ao seu treinador Jimmy Dugan, uma lenda do baseball, mas que hoje vive um momento decadente.

Livro – O Diário de Anne Frank

Imagem relacionada

O Diário de Anne Frank é um livro escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 e 1.º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. É conhecido por narrar momentos vivenciados pelo grupo de judeus confinado num esconderijo durante a ocupação nazista dos Países Baixos. Já vendeu mais de 30 milhões de cópias, foi publicado em mais de 40 países e está traduzido em mais de 70 idiomas, com mais de 16 milhões de cópias vendidas por todo o Brasil.

Filme – Zuzu Angel

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ymMLXd7r1Mw&w=560&h=315]

Zuzu Angel, uma estilista de sucesso que projetou a moda brasileira no mundo. Zuzu Angel, uma mãe quer travou uma luta contra tudo e todos na busca pelo seu filho Stuart. Os anos 70 viram o mundo de pernas para o ar. No Brasil, a carreira de Zuzu Angel (Patrícia Pillar) como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então virgente no país. Stuart é preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político. Inicia-se então o périplo de Zuzu, denunciando as torturas e morte de seu filho. Suas manifestações ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda.

Livro – Mulheres sem nome

Inspirado em personagens reais, “Mulheres sem nome” se inicia em 1939, quando o exército de Hitler invade a Polônia, e entrelaça as vidas de três protagonistas muito diferentes: Caroline Ferriday, uma socialite nova-iorquina que trabalha no Consulado da França; Kasia Kuzmerick uma adolescente polonesa que é enviada ao campo de concentração de Ravensbrück após se envolver com o movimento de resistência à ocupação germânica; e Herta Oberheuser, uma médica alemã que de repente encontra uma oportunidade de realizar seu sonho de se tornar cirurgiã a serviço de seu país com a proposta de trabalhar como médica no campo.

Caroline e Herta foram mulheres que realmente existiram. Já a personagem de Kasia foi inspirada em uma das vítimas dos experimentos conduzidos pelos médicos em Ravensbrück durante o Holocausto.

Costurado por fatos históricos e personagens femininas poderosas, Mulheres sem nome é um romance extraordinário sobre a luta anônima por amor e liberdade. Um livro inspirador, que encanta e comove até a última página.

Filme – Terra fria

Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.

 

Livro – Por um sentido na vida

Por Um Sentido na Vida

Em “Por Um Sentido na Vida”, Amy divide com fãs e leitores de todo o mundo sua jornada, uma prova da força de vontade que reside dentro de cada um de nós e do poder que todos temos de sonhar mais alto, quebrar paradigmas e reescrever nossas histórias. Com a certeza de que o mundo espiritual lhe deu uma segunda chance para que ela pudesse usar sua trajetória para inspirar os outros, em suas memórias Amy nos incentiva a aproveitar a vida ao máximo e jamais duvidar de que somos capazes de muito mais do que jamais imaginamos.

 

Dicas de Lucas Alves e Rosângela Carvalho

10 comentários em “8 mulheres que vão te inspirar

  1. Oiê!
    Obrigada pela lista, vou usar para listar os filmes que devo ver.
    Todos comentam do filme Olga e eu nunca assisti, antes tarde do que nunca né.

  2. Nossa, quantas sugestões maravilhosas de filmes e livros com histórias inspiradoras de grandes mulheres. Já vi e li algumas das opções, mas outras não e fiquei bastante interessada no livro Mulheres sem Nome, deve ser uma trama muito forte. Adorei a lista!

  3. Das que vc apresentou no post, eu só conheço a Anne. Aliás, sou fã dela, e muitas vezes me pego pensando no horror que essa garota viveu e no qto o mundo perdeu com a morte dela. Vou pesquisar sobre as outras.

  4. Olá,

    Amei demais você trazer este post, pois ele é mais do que necessário por tudo que as mulheres vivem neste momento e pelas coisas que elas passam. Das mulheres que citou, tenho um carinho enorme pela força da Anne Frank, inclusive, o livro dela é o meu favorito da vida. Anotei algumas dicas de livros e filmes que pretendo prestigiar em breve. Adorei!

    Beijos!

  5. Oiii, gostei muito das suas dicas. Já assisti Olga e chorei bastante. Tenho muito medo de ler o livro da Anne Frank(Pois assisti um filme e chorei muito) tenho medo de não gostar por causa do que vi no filme.
    No mais vou salvar sua lista para os demais <3

  6. Oi, tudo bem? Não conhecia nenhuma das opções. Mas já fiquei curiosa para ler os livros. Dicas anotadas. Beijos, Érika =^.^=

Deixe uma resposta