Não Precisa Explicar

Sabias São As Palavras

Dos Que Não Podem Falar,

Sua Quietude É Gritante

Não Podem Dizer Verdades Nem Mentiras,

Nem Histórias De Extrema Felicidade Ou

Suas Lastimas De Tristezas.

Certo Dia Como De Costume Encontrei O Senhor Giovanni Um Senhor De 80 E Tantos Anos Na Praça Da Moça, Lá Onde Moro.

Sentei Ao Lado Dele Para Desabafar, Pois Sempre Que Eu o Encontrava Ele Me Ouvia. Agora Que Me Lembro Giovanni Nunca Falou Comigo.

Nesta Terça-Feira Foi Quando o Vi Pela Ultima Vez, Contei Sobre a Discussão Que Tive Com Meu Marido Que Não Nos Levou a Lugar Nenhum, Ele Sempre Estava Sentado No Quanto Degrau Da Escada Que Da Para a Biblioteca. Acho Que Era Porque Era a Mais Próxima Da Rampa De Acesso.

Nunca Perguntei Nada a Giovanni, Pois Ele Nem Respondia.

Só Notei Que Poderia Ser Casado Pela Aliança Que Usava, Não Sabia Onde Morava Nem Se o Seu Nome De Verdade Era Esse Ou a Idade.

Quem Me Falou Seu Nome E Sua Idade Foia Julia Uma Moça Que Trabalhava Na Banca De Jornal, Eu a Chamo De Julia Da Banca.

Nesta Típica Terça-Feira Contava Sobre o Inicio Da Briga e Ele Continuava Olhando Para Frente, Podia Notar Quando Ele Queria Me Dar Bronca Quando Apertava a Sua Bengala.

Nunca Cruzei Um Olhar Direto Com Giovanni, Mas,Das Poucas Vezes Que o Observei Ele Tinha Um Brilho Magnífico No Olhar, Olhos Castanhos Já Meio Acinzentados Pelo Tempo.

Chorei As Magoas Para o Velho Que Nem Sequer Me Respondia,Talvez Ele Pensasse Que Eu Era Fruto Da Imaginação Dele e Que Não Precisava Dar Ouvidos Ou Responder.

Lembro-Me Claramente Que Disse Ao Giovanni Que Dali Para Frente Eu Acabaria Com Tudo, Que Estava Cansada De Tanto Sofrer Por Quem Não Me Valorizava. Já Irritada Perguntei Ao Velho Se Ele Já Amou.

Ele Suave E Lentamente Abaixou Os Olhos Em Direção a Sua Aliança, Vi Que Agora Seus Olhos Estavam Mais Brilhantes Que o Normal, Começou a Tremer. Uma Apenas Uma Lágrima Rolou Pelo Seu Seco Rosto Que Já Era De Alguém Cansado e Abatido Da Dura Vida De Velho.

Fique Pasma Achei Que O Velho Morreria, Brinquei Com Ele e Disse Calma Giovanni a Mariazinha Não Iria Gostar De Te Ver Assim. Ele Se Levantou, Foi Andando, Virou E Chegou À Rampa, Secou o Olho Cuja Lágrima Havia Escorrido E Seguiu Em Direção As Pessoas, Pensei Comigo Mesmo Que o Pobre Senhor Devia Estar Cansado e Só Queria Ir Para Casa Esquecer Que Uma Mulher Mal Amada o Perturbava Na Praça, Ali No Quarto Degrau A Caminho Da Biblioteca Perto Da Rampa De Acesso.

Passou-Se Uma Semana Já Era Terça-Feira De Novo Eu Havia Decidi Fazer Caminhada, a Praça Da Moça Estava Na Minha Rota, De Longe Vejo o Senhor Giovanni, Ele Estava De Pé e Parecia Procurar Algo. Bem Já Deu Minha Hora Vou Voltar Para Casa Afinal Esse Velho Sempre Está Lá Depois Falo Com Ele.

Mais Uma Semana. Passo Pela Praça, Mas Não o Vejo, Bem Ele Estará Aqui Com Toda Certeza Semana Que Vem.

A Semana Que Vem Já Passou e Chegaram Mais Duas Semanas E Não Vi O Velho, Vou Perguntar Para a Julia Da Banca Que Cuida Da Vida Dos Outros Afinal Ela Sempre Fica Aqui De Domingo à Domingo.

Julia Da Banca Me Diz Que o Senhor Giovanni Vem Procurando Uma Mulher Que Falava Com Ele As Terças-Feiras Dos Últimos Três Meses. O Velho Procurou Na Segunda, Na Terça, Na Quarta, Na Quinta e Na Sexta Depois Ele Sumiu e Seu Filho Veio No Restante Do Mês, Certo Dia Quando Já Era Quase 7 Da Noite Ele Me Entregou uma Coisa e Pediu Para Que Se Algum Dia a Tal Jéssica Viesse Perguntar De Seu Pai Que Lhe Entregasse Uma Coisa.

Perguntei o Que Era, Falei Que Não Via o Velho Há Tempos. Julia Da Banca Não Respondeu Falou Espera Ai Pegou Um Envelope Branco E Disse Que o Filho Dele Mandou Te Entregar, Julia Da Banca Continuou Atendendo Seus Clientes.

Peguei o Envelope, Me Sentei, No Quarto Degrau Da Escada Que Da Para A Biblioteca, O Que Fica Bem Próximo A Rampa e o Abri.

Uma Folha e Uma Fotografia. Na Folha Estava Escrito:

“Ola Querida Jéssica, Sabe Que Pensas Que Eu Sou Um Velho Grosso Que Não Te Responde Mas Não é Bem Assim. Só Fiquei Seco Com o Passar Dos Anos e o Nome Dela Não é Mariazinha, o Nome Dela é Sônia, Ela Morreu Aos 32 Anos.Gozava De Plena Saúde, Mas, De Um Dia Para o Outro Caiu Doente.

Os Médicos Não Sabiam o Que Era, Fiquei Desesperado, Sem Ela Eu Saberia Que Iria Viver No Inferno.

Em Menos De Um Mês Sônia Partiu.

Recordo-Me Que Suas Ultimas Palavras,Foram Para Que Eu Vivesse.

Sabe Minha Filha, Você Tem Esse Ar De Mulher Mal Amada e Resmungona, Mas, Tem O Mundo Em Suas Mãos, Não Se Desespere Por Pouco.

Eu Não Havia Entendido O Que Minha Esposa Tinha Me Dito e Estava Fazendo Tudo Errado. Após Ouvir Seus Murmúrios Notei Que Eu Precisava Deixá-La Partir Em Paz e Marquei Com Meu Filho De Irmos Ao Tumulo Dela Na Terça-Feira e Te Levar Comigo Já Que Você É Minha Luz.

Porem Não Te Achei Já Se Passaram Mais De Dez Dias e Não Te Vi Ainda Pedi Que Meu Filho Te Procurasse e Lhe Dessa Esta Carta, Pois Não Estou Bem De Saúde.

Acho Que Meus Dias Já Estão No Fim.

Bem Me Restam Poucas Linhas e Minha Mão Esta Doendo Sabe Como São Os Velhos.

Espero Te Ver De Novo, Se Não No Quarto Degrau Da Escada Que Da Para a Biblioteca, Que É Mais Próximo Da Rampa De Acesso Espero Vela Em Meus Sonhos.

Logo Abaixo Uma Outra Letra Com Outras Características:

Ola, Não Te Conheço Sou Filho De Giovanni, Vim Informá-La Que Meu Pai Faleceu Na Madrugada De Terça-Feira Enquanto Dormia, Sei Que Ele Morreu Em Paz e Que Seu Espírito Agora Poderá Ficar Em Paz.

Não Sei o Que Fez, Mas, Eu Agradeço Por Ensinar Meu Velho a Viver e Não Apenas Sobreviver.

Fico Sem Resposta, Nada, Nenhum Pensamento. Apenas Me Levanto e, Algo Cai No Chão. Uma Aliança. Eu a Pego E Ponho No Bolso, Analiso a Fotografia.

Uma Mulher Muito Linda Um Tanto Se Parecia Comigo Aquele Semblante Assustei-Me Porem Não Dei Credito. Também Coloquei No Bolso Pode Parecer Estranho, Mas, Novamente Era Uma Terça-Feira Me Sentei No Quarto Degrau o Que Tem Muitas Manchas De Amora Que Caem Do Pé Que Tem Logo Ali, Aquele Degrau Onde Está Escrito “Não É Por 20 Centavos”, Sabe o Que é Bem Próximo a Rampa De Acesso, Onde As Terças-Feiras Pelas Manhãs Sentam-se Uma Moça e Um Velho, Aquele Rachado e Mal Cuidado Degrau, o Que Da Para a Biblioteca.

Coloquei As Mãos Nos Bolsos e Do Direito Retirei a Aliança,Onde Dizia: Giovanni & Sônia Juntos Para Sempre! E Do Esquerdo o Meu Teste De Gravidez Que Eu Havia Feito Há Três Dias, Onde o Que Se Mostrava Era Seu Resultado Positivo.

Na Verdade Eu Queria Que o Velho Me Ajudasse a Escolher o Nome, Mas, Agora Seu Que o Nome Do Bebe Será Giovanni.

Por Coincidência Ou Não, Giovanni Nasceu Com Lindos Olhos Castanhos e Uma Mancha Mais Clara Que Sua Pele Que Circula Todo Seu Dedo Anelar Da Mão Esquerda.

Brinco Com Ele Dizendo Que É Nossa Aliança e Que Ficaremos Juntos Para Sempre!

Deixe uma resposta