Você sabe o que é um EGOT?

Premiações existem como forma de reconhecimento pela excelência do trabalho de uma pessoa em uma determinada categoria. Quando falamos do mundo do entretenimento, a premiação mais conhecida e almejada é o Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconhece os melhores do ano no cinema, a cerimônia contempla seu ganhador com uma estatueta que garante ao seu possuidor o eterno status de ganhador do Oscar.

Outros nichos de arte também possuem suas próprias cerimônias, dentre eles estão as mais conhecidas em cada segmento: na música, temos o Grammy; no teatro, temos o Tony; e na televisão, temos o Emmy. Estas são as principais premiações do mundo, alguns artistas podem ser considerados ganhadores de um Oscar, ou de um Grammy, alguns têm em sua estante um Tony, ou talvez um Emmy, entretanto, são raros os artistas que podem se dar ao luxo de ter todos eles, são os conhecidos EGOT.

EGOT é uma sigla que representa o nome das quatro maiores premiações do mundo – Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Um EGOT é uma pessoa que recebeu em sua carreira pelo menos um prêmio de cada uma das quatro maiores premiações. Se ganhar em uma dessas cerimônias já é um motivo para celebração, ganhar em todas elas coloca o artista em um seleto grupo de multitalentos.

Em toda a história das premiações apenas 12 pessoas receberam o título de EGOT, muitos são compositores e produtores, mas alguns nomes bastante conhecidos também figuram a lista, como as atrizes Audrey Hepburn (dos filmes como Bonequinha de Luxo e My Fair Lady) e Whoopi Goldberg (dos filmes Ghost e Mudança de Hábito).

Com os indicados ao Oscar de 2017, mais um artista poderá integrar essa lista. Lin-Manuel Miranda, mais conhecido pelo seu trabalho nos musicais In The Heights e Hamilton, foi indicado na categoria de melhor canção original, com How Far I’ll Go, do animado da Disney Moana. Se vier a ganhar, Miranda será a pessoa mais jovem a receber o título de EGOT, com apenas 37 anos (este recorde atualmente está com Robert Lopez, que tinha 39 anos quando concluiu seu EGOT ao ganhar o Oscar pelo seu trabalho em Frozen). Além disso, Miranda será a pessoa a receber o título mais rápido, com apenas 9 anos entre sua primeira premiação e a última (Lopez demorou 10 anos).

One thought on “Você sabe o que é um EGOT?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *