Dica Dive Web: 10 Filmes de Tim Burton para Conhecer

Consolidando-se como um dos maiores diretores da história do cinema, Tim Burton sempre prezou por trazer filmes diferentes ao seu espectador, com construções acuradas de atmosfera, histórias fantásticas e a criação de universos paralelos irresistíveis. Tendo dirigido 18 longas-metragens ao longo de sua carreira, o diretor nos deixou verdadeiras pérolas. Abaixo, procuramos lista o que de melhor o diretor tem em sua filmografia. Vamos à lista!

 

10º – Marte Ataca! (Tim Burton, 1996)Na trama, a Terra passa a ser alvo de criaturas vindas de Marte. Agora, é trabalho das autoridades máximas tentarem encontrar uma solução para a invasão. Utilizando um humor mais exacerbado, com construções de comédia pautadas na simplicidade, ‘Marte Ataca!’ é uma boa opção. Menosprezado no interior da filmografia de Tim Burton, o filme apresenta uma construção de mundo bastante aprazível, bons personagens, um humor que funciona e a tradicional atmosfera estranha do cinema do diretor.

 

9º – Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Tim Burton, 2007)

O filme explora a vida de um barbeiro assassino de Londres, mostrando os meandros de sua trajetória errática no mundo. Mesclando musical e terror, Tim Burton nos entrega um ótimo filme. Cada fragmento do filme funciona, tornando os seus 116 minutos de duração efêmeros aos olhos do espectador.

 

8º – A Fantástica Fábrica de Chocolate (Tim Burton, 2005)Um garoto de uma família pobre ganha a oportunidade de visitar a maior fábrica de chocolates do mundo. Adaptação do livro de Roald Dahl, ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ traz à sétima arte a criação de um mundo único. Assim como na adaptação anterior do livro, este filme alcança o sucesso com seu espectador por entregar cenas que estimulem a imaginação de quem assiste.

 

7º – Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Tim Burton, 2003)Um homem tenta investigar a vida de seu pai, um indivíduo que está morrendo, a fim de descobrir mais sobre as histórias fantasiosas que ele contava. Tim Burton traz um filme que mescla fantasia e realidade. Um filme leve, que instiga o lado criativo de seu espectador, fazendo-o ser parte ativa da história.

 

6º – Ed Wood (Tim Burton, 1994)Investigando a vida do cineasta Ed Wood, a trama apresenta os fatos mais significantes de sua trajetória no mundo e no cinema, expondo seu lado exacerbado de lidar com o meio social. Aqui, Tim Burton entrega ao espectador um dos filmes biográficos de maior qualidade já concebidos. Cada plano de Burton homenageia o tema central do filme, assim como o cinema B da década de 1950.

 

5º – Batman – O Retorno (Tim Burton, 1992)Sequência do filme de 1989, ‘Batman – O Retorno’ agora nos traz os passos de um novo vilão, o temido e inescrupuloso pinguim. Toda a aura soturna dos quadrinhos consegue ser transposta às telas por Tim Burton, construindo um filme que consegue ser atraente para qualquer público.

 

4º – A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005)Simples, a trama conta a história de um relacionamento ente um homem vivo e uma noiva morta. Apesar de ser curto, como é tradicional das animações, ‘A Noiva Cadáver’ consegue se pontual em suas investidas, com uma história irresistível e animações cruciais para a sua proposta soturna.

 

3º – A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Tim Burton, 1999)Um excêntrico detetive é chamado para atuar em um pequeno vilarejo à procura de um cavaleiro sem cabeça que está aterrorizando o lugar. ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’ expõe o que de melhor o horror tem a oferecer, com uma trama irresistível, um terror atmosférico crescente e um elenco de ótima qualidade, encabeçado por Johnny Depp.

 

2º – Edward – Mãos de Tesoura (Tim Burton, 1990)Após viver vários anos em isolamento, um homem que tem tesouras no lugar das mãos é descoberto por uma vendedora de produtos de beleza, sendo resgatado por ela e colocado para viver em sociedade. Figura presente na infância de muitas pessoas, ‘Edward – Mãos de Tesoura’ consegue atrair a atenção do espectador pelo modo suave que sua história é contada. Pérola do cinema de Tim Burton.

 

1º – Os Fantasmas Se Divertem (Tim Burton, 1988)Um casal recentemente morto volta para assombrar a nova família que está morando em sua casa, tentando, de todas as formas, expulsar aquelas pessoas do lugar. Divertido e dinâmico, ‘Os Fantasmas se Divertem’ eleva uma história diferente, colocando o espectador para seguir os passos das assombrações, e não dos personagens vivos. Um ótimo filme, contando com um elenco formidável, com nomes como Geena Davis, Alec Baldwin, Michael Keaton e Winona Ryder.

Deixe uma resposta