São Paulo: Uma cidade, vários povos

Desde a sua fundação em 1554, que a cidade de São Paulo é que nem coração de mãe, cada dia abrigando um novo visitante ou morador.

Todo paulistano da gema é fruto de uma mistura de povos, quem é que não tem na família, um italiano, um nordestino, um português ou um sulista? Algumas famílias têm todos esses e mais alguns. E é essa mistura de povos que constitui a nona maior cidade do planeta Terra.

Estando entre as 5 cidades com maior diversidade cultural do mundo, São Paulo é feita para todas as tribos.  Se você está com saudades de casa ou apenas querendo conhecer outras culturas, com certeza você encontrará aqui um lugarzinho pra te satisfazer, (Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba… Mais possível novo quilombo de Zumbi… E os Novos Baianos passeiam na tua garoa… E novos baianos te podem curtir numa boa)

 “Olha, que isso aqui tá muito bom
Isso aqui tá bom demais
Olha, quem tá fora quer entrar
Mas quem tá dentro não sai
Pois é”

O refrão da música “Isso aqui tá bom demais” de Dominguinhos define bem o que é estar no CTN – Centro de Tradições Nordestinas. Localizado no bairro do Limão, o CTN oferece cultura, gastronomia e muita música nordestina, que farão com que você se sinta de férias no nordeste, só que sem as belas praias, fazer o que né!?

E que tal ir um pouco mais longe e ter um jantar romântico na Itália paulistana? O bairro da Bela Vista, mais conhecido como Bixiga, ostenta cantinas e antiquários que são heranças dos imigrantes italianos que chegaram a essa região ainda no século XX. 

Para quem quer fugir do agito de São Paulo sem sair da cidade, basta dar um pulinho no bairro mais oriental de toda a capital, o bairro da Liberdade. Localizado em uma das ruas mais movimentadas do bairro (Rua Galvão Bueno), o Jardim Oriental é um lugar com muito verde, lago com carpas e tranquilidade. Mas se a intenção é se desligar 100%, o bairro também conta com templos como o Busshinji e o Fo Guang Shan, que oferecem meditação gratuita aos seus visitantes.  

Ainda quer curtir a cultura oriental, mas prefere o agito da cidade? Então vale à pena um rolezinho gratuito pela Japan House. Localizada no começo da Avenida Paulista, a Japan House é um projeto do governo Japonês que mistura a cultura oriental do país com tecnologia. Lá é o lugar ideal para mergulhar na milenar arte japonesa. 

Mas já que estamos na Avenida Paulista, que é o coração dessa cidade, que tal conhecer a arte de rua paulistana, composta por bandas de rock, dançarinos de hip hop, rappers, covers do Michael Jackson e do Tim Maia, além dos diversos vendedores de artesanatos, muitos deles com artigos da cultura africana, venezuelana ou boliviana. 

Enfim, a cidade onde todo mundo só anda correndo (Todos os dias é um vai-e-vem… A vida se repete na estação… Tem gente que chega pra ficar… Tem gente que vai pra nunca mais… Tem gente que vem e quer voltar… Tem gente que vai e quer ficar… Tem gente que veio só olhar… Tem gente a sorrir e a chorar… E assim, chegar e partir…) e você tem as quatros estações do ano em apenas um dia, até pode ser caótica, mas com certeza você não se arrependerá de conhecer essa cidade onde as pessoas mal chegam e o povo já está abreviando o nome (Jú, Re, Nah, Ro… pois é, mania de paulistano). 

 

Escrito por: Rosângela Carvalho 

14 comentários em “São Paulo: Uma cidade, vários povos

  1. Eeee São Paulo, cidade mais rica de cultura e diversidade.

    Confesso que não gosto muito quando vou pra São Paulo, mas deve ser por não sair muito pra aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Morro de vontade de ir na Liberdade, mas nunca dá certo de eu ir, parece uma praga hahahaha

    Adorei a materia. Parabéns.

    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    1. Oii, Anna.

      Muito obrigada pelo comentário.

      Quando vier a São Paulo tenta dar um pulinho não só na Liberdade, mas em diversos outros lugares. São Paulo possui um monte de lugares escondidos que são maravilhosos. Se precisar de alguma dica de passeio só falar com a gente.

      Beijos!

  2. São Paulo é uma cidade rica em cultura e linda.
    Amo a cidade e não vejo a hora de voltar para visita-la.. E o trecho da música que você escolheu “Tem gente que chega pra ficar… Tem gente que vai pra nunca mais…” diz tudo sobre a cidade

    1. Oii, Helana!

      Muito obrigada pelo comentário.

      São Paulo é realmente maravilhosa, espero que possa conhecer todos os cantinhos mágicos que essa cidade possui.
      A música não foi escrita para São Paulo, mas se encaixa perfeitamente, né! Pois realmente aqui é um Vai e Vem rs

      Beijos!

    1. Oii, Adriana!

      Muito obrigada pelo comentário!

      Olha, São Paulo terra da garoa, mas como boa paulistana te digo que aqui é só pé d’água kkk nós realmente temos as quatro estações em um único dia, e até que é legal rs.

      Espero que tenha a oportunidade de vir mais vezes e conhecer diversos lugares incríveis que têm em São Paulo, e conte conosco se precisar de dicas de lugares bem legais.

      Beijos!

  3. Sou fascinada por São Paulo, cidade grande e maravilhosa, queria poder conhecer todos os lugares que tem pra conhecer, mas aos poucos quem sabe.

    1. Oii, Monique!

      Obrigada pelo comentário!

      Uma das coisas que eu mais acho incrível em São Paulo é que quando a gente acha que já foi em todos os lugares aparece mais um monte que não conhecemos rs

      Mas aos poucos tenho certeza de que você conhecerá cada cantinho da nossa selva de pedra.

      Beijos!

    1. Oii, Paloma!

      Muito obrigada pelo comentário!

      Você gostará muito de morar aqui, monotonia zero rs
      O fato da cidade ser esse mix cultural faz com que todo mundo se sinta acolhido.

      Beijos!

  4. São Paulo é maravilhosa! Cidade cheia de possibilidades, gente acolhedora e um.clima gostoso apesar da agitação. Eu adoro!

  5. Olá, tudo certo?

    Realmente São Paulo é um misto tão grande de estilos e culturas diferentes que um só dia não é capaz de ser suficiente para conhecê-la por completo. Uma cidade que sem dúvidas merece ser visitada!

    Ótima Postagem!

  6. Oie, tudo bem? Que dica mais legal. Eu amo viajar, ainda mais para conhecer lugares novos. Descobrir outras culturas, experimentar comidas diferentes, é muito bom. Um abraço, Érika =^.^=

  7. Oi Rô! Nossa, o que eu visitei de SP foi só o aeroporto, nas conexões que peguei. Tenho mt mt vontade mesmo de conhecer o estado e curtir as coisas. Sempre leio muito sobre pontos turísticos, restaurantes e muito mais e vejo o quanto é um estado plural. Gigantesco em tudo o que se propõe. Quero ir e quero ir com tempo de conhecer tudo o que puder. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

Deixe uma resposta